Bactéria auto-suficiente

Bactéria ‘solitária’ dá pista sobre vida fora da Terra, diz estudo

Cientistas americanos descobriram na África do Sul um minúsculo organismo que vive inteiramente isolado, sem oxigênio e na escuridão total das profundezas da Terra.

Acredita-se que a descoberta da bactéria, descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Science, tenha revelado a criatura mais solitária do planeta e forneça pistas sobre como seria possível haver vida em outros planetas. 

(…)

Cientistas dizem que a bactéria é “completamente auto-suficiente” – é composta dos elementos que a circundam, incluindo carbono e nitrogênio, retira energia do hidrogênio e do sulfato e se reproduz dividindo a si mesma. 

“Isso é algo que sempre especulamos. Mas encontrar isso aqui na Terra é a confirmação da idéia de que se pode, na verdade, condensar os elementos originais de todo um ecossistema em um único genoma”, afirmou um dos pesquisadores, Dylan Chivian. 

 

– – –

Particularmente eu gostei bastante dessa descoberta. Apesar da informação ser bem superficial e para leigos na área – assim como eu -, dá a impressão de ser um passo real para a consolidação da teoria evolucionista, além de dar asas à imaginação dos entusiastas da exobiologia. Não sou exatamente fã disso, mas eu acredito mesmo que possa haver formas de vida em ambientes relativamente hostis, tais como as bactérias recém-descobertas.

A notícia na integra você vê clicando no link inicial do post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: